Artigos

15/07/21

O melhor tratamento para Alzheimer até o momento pode estar surgindo

unsplash-image-3KGF9R_0oHs.jpg

Um estudo com pacientes de Alzheimer mostrou que o grupo tratado teve uma progressão da doença 66% mais lenta que o grupo não tratado.

Esse é o melhor resultado já obtido para o tratamento de Alzheimer, doença degenerativa sem cura e sem boas terapias médicas de controle.


 02/04/2020 

Cronologia da vida na Terra

"Existem duas possibilidades: que estejamos sós no universo, ou que estejamos Ambas as possibilidades são igualmente aterrorizantes.”

Sir Arthur C. Clarke, 1962

"Vida longa e próspera.
yIn nI’ yISIQ ‘ej yIchep (pronúncia em klingon).
dif-tor heh smusma (pronúncia em vulcano)."

Comandante Spock de Vulcano na nave espacial USS Enterprise, 2260

Para colocar em perspectiva uma cronologia da vida em nosso pequeno planeta Terra, resumo aqui o que considero ser a informação mais relevante partindo do passado e rumo ao futuro próximo. O objetivo é que se entenda melhor a evolução da vida a longo prazo, levando-se em conta também a natureza das mudanças exponenciais nesta Grande História da vida.


14/09/19

Livro O fim do envelhecimento: a ciência perto de conseguir o "impossível"

A reversão do envelhecimento não é um tema menor: todo dia morrem cerca de 110 mil pessoas no mundo por doenças relacionadas ao envelhecimento, com um sofrimento indizível de doentes e parentes; livro que explica como desfazer o envelhecimento acaba de ser lançado em português, com uma extensa entrevista em vídeo do autor, Aubrey de Grey

É imensa a quantidade de pessoas que gostariam que o envelhecimento pudesse ser desfeito. Também há as que não gostariam, mas o fato é que não é por falta de interesse que até hoje o ser humano não conseguiu reverter (ou interromper) o processo de envelhecimento, que torna a morte inevitável após algumas décadas de vida. A questão é: o fato de, mesmo com tanto interesse, a humanidade nunca ter conseguido reverter o envelhecimento significa que isso é impossível?


04/09/19

O papel de muitas profissões na jornada rumo ao rejuvenescimento

A jornada rumo ao rejuvenescimento humano — ou seja, o processo através do qual a humanidade tenta alcançar um patamar biotecnológico que lhe permita evitar e reverter as doenças relacionadas ao envelhecimento através de tecnologias de rejuvenescimento — vem ganhando cada vez mais apoiadores nos últimos anos. A tarefa parece cada mais exequível: há testes clínicos (como os relacionados a senolíticos) ocorrendo agora mesmo, com resultados promissores até o momento. Assim, muitas pessoas estão percebendo que, daqui a 15 ou 20 anos, existe uma considerável chance de que a medicina possa rejuvenescer significativamente as pessoas. As implicações em termos de saúde e bem-estar seriam incalculáveis. Dessa forma, muita gente está se perguntando: como minha atividade profissional poderia fazer com que isso acontecesse o antes possível?


01/09/19

A importância dos testes clínicos regulados para as terapias de rejuvenescimento

Um remédio não é algo que uma pessoa responsável pode simplesmente "experimentar". Sabe-se que os remédios em geral têm efeitos colaterais, mesmo quando são consideravelmente seguros e eficazes. Se existir uma dúvida considerável sobre o quão seguro é um remédio, só é razoável tomá-lo como último recurso, em uma situação extrema. E a forma mais socialmente aceita de verificar a segurança de um remédio é através de testes clínicos supervisionados pelo Estado. Isso pode parecer óbvio, mas é importante enfatizar esse fato no contexto da comunidade da área de rejuvenescimento, porque o entusiasmo com testes em modelos animais ou com as fases iniciais de testes clínicos em humanos, apesar de ser completamente justificável nessa comunidade, está longe de ser compartilhado pelo público geral. É verdade que testes em modelos animais e testes preliminares em humanos são uma parte importante do processo completo de aprovação oficial, e permitem a existência das fases seguintes do processo. Porém, se o processo de aprovação não for completado até o final, as pessoas, de uma forma geral, não vão usar as terapias de rejuvenescimento, e não podemos esquecer que o objetivo principal é que nós, nossos parentes, amigos, colegas, vizinhos, clientes, empregados, patrões — ou seja, as pessoas em geral — possamos rejuvenescer e ficar livres da inevitabilidade da deterioração e morte causadas pelo envelhecimento.


18/08/19

Para curar o Alzheimer, desfazer o envelhecimento

A moderna biotecnologia vem encarando as doenças relacionadas ao envelhecimento — como o mal de Alzheimer — como a fase final do próprio envelhecimento

Durante os séculos XIX e XX, a medicina teve um sucesso espetacular contra as doenças infecciosas. Com vacinas, antibióticos e saneamento básico, entre outros fatores, reduziu drasticamente a mortalidade infantil e estendeu a expectativa de vida da humanidade de forma acentuada. Porém, desde o final do século XX, quando as principais causas de morte nos países mais desenvolvidos passaram a se concentrar nas doenças relacionadas ao envelhecimento, como as doenças cardiovasculares, o câncer e o mal de Alzheimer, a medicina reduziu muito a velocidade de seu avanço, em parte devido a que tentou tratar estas doenças como tratava as doenças infecciosas. Porém, isso mudou. Os laboratórios e empresas de biotecnologia de ponta atuais perceberam que o envelhecimento e as doenças relacionadas ao envelhecimento são estágios diferentes do mesmo processo, e é ele que deve ser revertido para curar-se essas doenças.