04/09/19

O papel de muitas profissões na jornada rumo ao rejuvenescimento

image.jpg

A jornada rumo ao rejuvenescimento humano — ou seja, o processo através do qual a humanidade tenta alcançar um patamar biotecnológico que lhe permita evitar e reverter as doenças relacionadas ao envelhecimento através de tecnologias de rejuvenescimento — vem ganhando cada vez mais apoiadores nos últimos anos. A tarefa parece cada mais exequível: há testes clínicos (como os relacionados a senolíticos) ocorrendo agora mesmo, com resultados promissores até o momento. Assim, muitas pessoas estão percebendo que, daqui a 15 ou 20 anos, existe uma considerável chance de que a medicina possa rejuvenescer significativamente as pessoas. As implicações em termos de saúde e bem-estar seriam incalculáveis. Dessa forma, muita gente está se perguntando: como minha atividade profissional poderia fazer com que isso acontecesse o antes possível?

Se pensamos em quais são as atividades mais necessárias para ajudar a desenvolver as terapias de rejuvenescimento, algumas profissões imediatamente vêm à mente, especialmente na área científica. É muito fácil imaginar um biólogo ou um químico em um laboratório trabalhando ardentemente em alguma pesquisa para desfazer o envelhecimento. Porém, outras profissões podem vir à mente também; por exemplo, podemos imaginar um investidor criando uma empresa de biotecnologia. Mas além dessas profissões relativamente óbvias — cientistas e investidores — quais outras profissões poderiam ser úteis para acelerar a chegada das tecnologias de rejuvenescimento? Vamos tentar fazer uma lista.

Jornalistas: as informações sobre a viabilidade da medicina de rejuvenescimento são muito pouco conhecidas pelo público geral. Mesmo na área médica, existe um grande ceticismo em relação a ela. As descobertas feitas pela ciência nos últimos anos relativas à implementação de terapias de rejuvenescimento em modelos animais precisam ser de amplo conhecimento no mundo todo. Além disso, os resultados de testes clínicos em humanos que estão acontecendo agora mesmo merecem grande atenção da comunidade jornalística, porque eles são essenciais para quaisquer discussões científicas que inevitavelmente surgirão quando essas terapias chegarem ao mercado. De uma forma geral, a atividade dos jornalistas é vital para a existência de uma opinião pública conectada firmemente com a realidade quando se trata da medicina do rejuvenescimento.

Economistas: os ganhos econômicos advindos da implementação das terapias de rejuvenescimento seriam imensos, por muitas razões. Por exemplo, dexaria de ser gasta uma grande quantidade de recursos que a humanidade atualmente usa no tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento, e seria evitada a perda de conhecimento e experiência causada pela morte de pessoas. Assim, estes ganhos poderiam ser adequadamente estimados pelos economistas, a fim de informar a sociedade sobre eles e permitir às pessoas entender o que elas têm a ganhar com a existência das terapias de rejuvenescimento, além da vantagem óbvia de não ficar doente e morrer inevitavelmente em alguns anos ou décadas.

Políticos: testes clínicos normalmente são regulados pelo Estado. Dessa forma, políticos que estejam conscientes da viabilidade e urgência da chegada das terapias de rejuvenescimento são necessários para garantir que esses testes clínicos sejam regulados razoavelmente. Além disso, terapias de rejuvenescimento efetivas mudariam muitas características de nossa sociedade, como os setores de seguros, aposentadorias e saúde, que normalmente também são regulados pelo Estado. Nos países em que o Estado proporciona atendimento gratuito à saúde, a influência das terapias de rejuvenescimento dependerá mais diretamente da atitude dos políticos.

Psicólogos: a jornada rumo ao rejuvenescimento tende a modificar muitas situações que sempre foram imutáveis para os seres humanos, como a inevitabilidade da morte, da perspectiva de decaimento físico e da consequente aposentadoria, as diferenças de aparência entre pessoas com diferentes idades, a necessidade de reprodução a fim de manter a espécie humana viva e muitas outras. Assim, é muito importante que os psicólogos estudem e entendam esse processo para que possam ajudar as pessoas a lidar com essas mudanças. A mente humana é complexa e parcamente compreendida, e ainda não sabemos que efeitos psicológicos a magnitude das mudanças derivadas das terapias de rejuvenescimento pode causar na humanidade.

Demógrafos: pode-se dizer que o argumento mais frequente contra a conveniência da chegada das terapias de rejuvenescimento é o argumento da superpopulação. Assim, os demógrafos precisam estudar cuidadosamente a questão para proporcionar uma resposta sólida e científica sobre como as terapias de rejuvenescimento afetariam a quantidade de pessoas no mundo. O número de pessoas que o planeta tem capacidade de suportar, levando-se em conta o aumento crescente de novas tecnologias mais limpas, deve ser avaliado também, uma vez que essa informação é vital em qualquer discussão sobre um suposto problema de superpopulação.

Advogados: as mudanças na estrutura social proporcionadas pela chegada das terapias de rejuvenescimento em muitas (senão todas) as áreas econômicas e civis demandarão muito trabalho dos advogados, a fim de lidar com as diferenças de interpretação que emergirão quando ficar claro que as leis atuais não estão adaptadas à essa nova realidade. Além disso, as empresas de biotecnologia que estão criando as terapias de rejuvenescimento, como também acontece com todos os outros tipos de empresas, precisam de um suporte legal especializado.

Artistas: onde estão os filmes sobre os benefícios de se desfazer o envelhecimento? E as músicas? E os livros, com empolgantes histórias sobre um mundo pós-envelhecimento? Os artistas são extremamente úteis na jornada rumo ao rejuvenescimento. As pessoas compreendem a realidade não só através do jornalismo ou das escolas, mas também através da arte. Existe um enorme campo para os artistas retratarem as muitas possibilidades que podem surgir de vidas mais longas e saudáveis. Este é talvez o instrumento de comunicação mais subutilizado pela atual comunidade do rejuvenescimento.

Médicos: Além de trabalhar na área de pesquisa, será função dos médicos prescrever as terapias de rejuvenescimento a seus pacientes quando elas chegarem ao mercado. Assim, é muito importante que os médicos estejam bem informados sobre o assunto. Além disso, o contato entre médicos e pacientes é uma forma muito eficiente de informar-se a sociedade como um todo sobre a chegada e os benefícios da medicina de rejuvenescimento. Muitas vezes, um médico pode cuidar da saúde de uma pessoa por décadas, e essa pessoa vai ouvir com muita consideração a opinião desse médico quanto à segurança e a eficácia das terapias de rejuvenescimento.

Seria possível continuar com essa lista de profissões, incluindo publicitários, executivos, cuidadores de idosos, professores, influenciadores digitais, tradutores, historiadores, etc. Dessa forma, o número de pessoas que podem profissionalmente ser úteis na jornada rumo ao rejuvenescimento é imenso. Entretanto, provavelmente quase todo mundo, incluindo aqueles nas profissões mencionadas acima, não trabalha atualmente em algo relacionado à área do rejuvenescimento. Assim, cabe a cada um de nós — se estivermos convictos da provável viabilidade e urgência de se desfazer o envelhecimento — gradualmente, se for o caso, e responsavelmente, mudar a direção de nossas atividades profissionais rumo aos objetivos da jornada rumo ao rejuvenescimento. É um desafio, mas vale a pena, porque a vida vale a pena.

Nicolas Chernavsky é jornalista formado na USP e tradutor e editor de livros de biotecnologia.